É com o objectivo de partilhar conhecimentos e promover um espaço de reflexão em torno da temática da engenharia genética e suas implicações éticas que surge este espaço web.

sexta-feira, março 17, 2006

Espanhóis descobrem papel de uma proteína no cancro e envelhecimento

Uma equipa espanhola, dirigida pela pesquisadora María Blasco, demonstrou o "importante papel" da proteína TRF2, presente na extremidade dos cromossomas ou telómeros, no desenvolvimento do cancro e no envelhecimento celular.
Até agora, sabia-se que a proteína TRF2 estava presente em quantidades elevadas em cancros como os de pulmão, fígado e mama, mas este estudo demonstra pela primeira vez sua "especial intervenção" no desenvolvimento do envelhecimento prematuro e dos tumores em geral.
Para estudar o papel desta proteína, as pesquisadoras do CNIO aumentaram a quantidade de TRF2 em células epiteliais (as que recobrem as superfícies externas e internas do organismo) de ratos transgénicos. Blasco indicou que desta alteração nos níveis da proteína resultou numa degradação imediata dos telómeros, produzindo um envelhecimento prematuro da pele, e aumentou as mutações genéticas.
O passo seguinte consistirá no estudo da proteína TRF2 em síndromes hereditárias humanas caracterizadas por envelhecimento prematuro e maior incidência de cancro.